No boteco

“Tem mais samba no encontro que na espera”

noel-rosa-capa-do-cd-polemicaeditado3

E foi um encontro formidável que marcou uma das maiores “polêmicas” da música popular brasileira. O encontro musical de Noel Rosa e Wilson Batista. Recém chegado de Campos, Wilson se encantou com a vida boêmia da Lapa, no final dos anos 20. Noel, natural de Vila Isabel, já era um artista consagrado quando Wilson apareceu no pedaço. Mas Wilson chegou abafando e querendo conquistar o seu espaço. Logo de cara emplacou seu primeiro samba Na estrada da vida (1929). Mas foi em 1933 que a polêmica começou com Lenço no pescoço.

Lenço no pescoço (Wilson Batista)

Meu chapéu do lado
Tamanco arrastando
Lenço no pescoço
Navalha no bolso
Eu passo gingando
Provoco e desafio
Eu tenho orgulho
Em ser tão vadio

Sei que eles falam
Deste meu proceder
Eu vejo quem trabalha
Andar no miserê
Eu sou vadio
Porque tive inclinação
Eu me lembro, era criança
Tirava samba-canção
Comigo não
Eu quero ver quem tem razão

E eles tocam
E você canta
E eu não dou

Não tardou para Noel, incomodado com a postura do malandro aprendiz, responder em alto e bom som com Rapaz folgado.

Rapaz Folgado (Noel Rosa)

Deixa de arrastar o teu tamanco
Pois tamanco nunca foi sandália
E tira do pescoço o lenço branco
Compra sapato e gravata
Joga fora esta navalha que te atrapalha

Com chapéu do lado deste rata
Da polícia quero que escapes
Fazendo um samba-canção
Já te dei papel e lápis
Arranja um amor e um violão

Malandro é palavra derrotista
Que só serve pra tirar
Todo o valor do sambista
Proponho ao povo civilizado
Não te chamar de malandro
E sim de rapaz folgado

Mas seria Noel contra a malandragem que ele mesmo tanto cantou em seus sambas? Dizem as más línguas que na verdade a intriga começou por causa de uma moça, freqüentadora da Lapa, que ambos gracejavam, mas que Wilson acabou levando vantagem. Aliás, este era o cartaz que Wilson precisava; pois, afinal, “brigar” com Noel era uma ótima chance para ficar famoso.

Mas a polêmica não acaba por aí. Haverá a tréplica de Wilson Batista.

márcio sales

23/05/2009 - Posted by | Uncategorized

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

