No boteco

Viva o cinema brasileiro


cinema_nacional1

Ontem, 14 de abril, aconteceu no Rio de Janeiro uma das maiores premiações do cinema nacional: o Grande Prêmio Vivo do Cinema Brasileiro 2009. O evento é promovido pela Academia Brasileira de Cinema que está completando 7 anos. A iniciativa visa promover e incentivar a produção cinematográfica no país, que tem se mostrado cada vez mais frutífera. Hoje, qualquer pessoa amante da sétima arte, é capaz de contar nos dedos, sem parar muito pra pensar, 10 filmes brasileiros que se destacaram pela grandeza e qualidade. Eu mesmo, um simples apreciador, incluo um certo filme brasileiro entre os melhores que eu já assisti; refiro-me ao Lavoura Arcaica (2001), de Luiz Fernando Carvalho.

Mas a noite de ontem foi testemunha deste crescimento do cinema nacional. Entre os finalistas de melhor filme estavam: O banheiro do Papa, de César Charlone e Enrique Fernández; Ensaio sobre a cegueira, de Fernando Meirelles; Estômago, de Marcos Jorge; Linha de passe, de Walter Salles e Daniela Thomas. Meu nome não é Johnny, de Mauro Lima. O prêmio Grande Otelo da Academia foi para Estômago; mas, com certeza, os outros indicados eram concorrentes de peso.

Se os recursos para se fazer cinema no Brasil ainda são escassos, não resta dúvida de que criatividade é o que não falta. Que venham os recursos, mas que os filmes não caiam nas armadilhas do Mercado. Em sua grande maioria, o cinema comercial, a despeito de orçamentos suntuosos, é de uma pobreza infinita. As pessoas envolvidas com o cinema brasileiro têm demonstrado grande habilidade para fazer o coelho sair da cartola. Bom seria se a magia do cinema não dependesse tanto das mágicas dos seus idealizadores. De qualquer modo e por tudo isso que tem apresentado: Viva o cinema brasileiro!

Anúncios

15/04/2009 - Posted by | Uncategorized

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: