No boteco

O valor do desemprego

“O capitalismo francês tem grande necessidade de uma ‘reserva’ de desemprego”. Esta é uma constatação feita, em 1972, pelo filósofo francês Gilles Deleuze. Hoje presenciamos no mundo uma utilização altamente funcional e operacional do desemprego. Basta o anúncio de uma crise econômica mundial para empresas multinacionais e multimilionárias, com sedes sofisticadíssimas nas principais capitas do mundo, se armarem e alarmarem suas ameaças aos quatro cantos do planeta: teremos que dispensar funcionários, caso o governo não nos auxilie. Desemprego: palavra mágica. Esqueça a saúde, esqueça a educação. O mal do século é o desemprego.

O presidente da República aparece em rede nacional e pede para a população não ter medo de comprar: não deixe de realizar o sonho de sua vida de ter um carro do ano, uma geladeira nova, um videogame de última geração, um celular que conversa com você caso esteja deprimido por estar endividado. Acredite no seu sonho: compre; pois assim você estará garantindo o seu emprego e de outras pessoas.

Nas empresas o desemprego é o instrumento de controle mais eficiente. Seja obediente, sujeita-se, faça seu trabalho sem dar trabalho. Tem muita gente que gostaria de estar no seu lugar. A onda de desemprego legitima, inclusive, uma nova forma de escravidão, com atividades indignas e salários aviltantes.

Nas escolas não é diferente: comporte-se direitinho, tire sempre boas notas, seja o melhor, pois a porta do mercado de trabalho é estreita. Ninguém quer um profissional indisciplinado e desordeiro. Pense no seu emprego.

Até uma política contra a imigração surge ancorada no desemprego, encobrindo, muitas vezes, sentimentos racistas. O estrangeiro tira a vaga de emprego que poderia ser do nativo.

Pelo jeito a “reserva” de desemprego de que nos fala Deleuze é uma característica marcante do capitalismo mundial neste início de milênio.

Desemprego, violência, miséria, novas moedas do mercado mundial.

Anúncios

26/01/2009 - Posted by | Uncategorized

1 Comentário »

  1. ste blog contiene artículos que la buena, y parece interesante. Aprender y quiero saber más de esto. el placer de leer tu blog, http://marketvaluer.blogspot.com/

    Comentário por mv | 26/01/2009 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: