No boteco

Estampas Eucalol

Quem curte uma boa música e assiste o maravilhoso encontro entre Elomar, Geraldo Azevedo, Vital Farias e Xangai, que aconteceu em 1984 em Salvador (BA), registrado nos discos Cantoria 1, 2 e 3, não tem como ficar indiferente. Cada apresentação é uma mistura de histórias, musicalidade, poesia e muita emoção. No boteco dá um destaque para Estampas Eucalol, narrando um pouco desta história e fazendo uma pequena exposição das estampas. A música é um passeio pela mitologia grega, por lendas religiosas e pela literatura. Ela faz referência à fantástica estória da derrota do Minotauro por Teseu através do apaixonado fio de Ariane. O clipe ilustrado da música, cantada por Xangai, você encontra na seção música.

Um pouco sobre as Estampas Eucalol:

Em 1917 o imigrante judeu alemão Paulo Stern abre, no centro do Rio de Janeiro, uma empresa de essências que eram fabricadas no sobrado em cima da loja. A partir de 1924, com a construção de uma fábrica, a empresa amplia a linha dos produtos por ela fabricados, lançando inicialmente o sabonete EUCALOL e mais tarde a pasta de dentes e o talco.

Os sabonetes inicialmente tiveram uma rejeição por parte dos consumidores. Foi aí que surgiu a idéia de estampar histórias diversas no verso da embalagem. Surgem assim as Estampas Eucalol. O sucesso foi estrondoso. Crianças e adultos colecionavam as estampas impulsionando as vendas do sabonete e a empresa cresceu vertiginosamente.

As primeiras séries das Estampas Eucalol tiveram temas bem brasileiros: a vida de Santos Dumont, episódios nacionais, produtos do Brasil, cachoeiras do Brasil, aves do Brasil intercalados com outros temas de âmbito universal como Don Quixote e compositores célebres, dentre eles Carlos Gomes.

De 1930 a 1957, ano em que foram emitidas as últimas estampas, foram 54 temas distribuídos em 2.400 estampas. As Estampas Eucalol são as estampas mais importantes da América Latina, sendo colecionadas até hoje em vários países do Hemisfério Sul. Elas fizeram parte da vida brasileira durante quase 30 anos, deixando uma marca nas gerações que as vivenciaram.

Maiores informações sobre as Estampas Eucalol você encontra no site http://www.brasilcult.pro.br/eucalol/estampas_eucalol/eucalol.htm

Anúncios

30/08/2008 - Posted by | Uncategorized

3 Comentários »

  1. Olá professor.. eu adorei esse espaço aqui! Super cultural^^ beijos.

    Comentário por Ariane | 31/08/2008 | Responder

  2. Olá, Herdei de meu avô, extremamente organizado e meticuloso, Estampas Eucalol e gostaria de preservá-las. Estou completamente perdida.São 9 álbuns especiais das próprias estampas(incompletos)com vários espaços em branco; 25 álbuns de folhas de plástico, com as mesmas séries incompletas;10 caixas de sapato com as mesmas séries incopletas e 3 caixas separadas “repetidas”. Hoje acredito que sejam 3 coleções mas não sei qual a diferença, já comecei a completar umas com as outas, acho que misturando alhos com bugalhos. SOCORRO!! Pode me dar alguma orientação? Grata, Lücia.

    Comentário por lúcia marco | 25/04/2009 | Responder

  3. Existe algum grupo de troca ou colecionadores de que possa patticipar?

    Comentário por lúcia marco | 25/04/2009 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: