No boteco

A antropofagia moderna

O modernismo brasileiro, que culminou com a Semana da Arte Moderna em 1922, expressa uma reviravolta na maneira de se compreender a cultura brasileira. E um conceito-ferramenta utilizado pelo movimento e que abre caminho passa essa compreensão é o conceito de antropofagia.

O antropófago é aquele que come o outro (no sentido literal do termo) para adquirir suas qualidades. O antropofagismo foi uma prática comum entre algumas comunidades antigas.

No uso feito pelos modernistas a antropofagia cultural indica, por um lado, a rejeição de qualquer forma de imposição cultural, ou seja, de etnocentrismo e, por outro lado, a afirmação da mistura como fonte de uma experiência criadora e transformadora. Conciste em olhar o encontro com o outro na perspectiva de uma renovação das forças; reconhecer no outro o que ele pode favorecer para a constituição de um novo olhar sobre a realidade, ampliando assim a nossa potência de vida. Trata-se, portanto, de uma experiência cultural que, ao dizer sim para a diferença representada pelo outro, diz sim à própria vida.

Numa época como a nossa, marcada por preconceitos, racismos, totalitarismos, conservadorismos e intolerâcias, a antropofagia se apresenta como uma máquina de guerra que procura derrubar os muros que nos impedem de enxergar mais longe.

Anúncios

30/05/2008 - Posted by | Uncategorized

3 Comentários »

  1. adorei

    Comentário por diana | 03/11/2010 | Responder

  2. o que quer dizer antropofágia e porque ela se inspirou nesse nome ?

    Comentário por daniel pires juvêncio | 09/06/2011 | Responder

  3. E um manifesto para ser derrubado qualquer tipo de preconceito,racismo …veio do canibalismo ,uma otima comparacao do mundo atual

    Comentário por Anônimo | 25/03/2012 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: